Pular para o conteúdo

Formatos

Assessoria personalizada

Conte com o apoio da nossa equipe técnica e adquire uma etiqueta personalizada para seu produto. Contamos com materiais para diversas aplicações e funcionalidades.

Abaixo listamos os principais papéis, cores e acabamentos.

Formatos

Filmes

BOPP (Polipropileno Biorientado)

O BOPP é o filme mais econômico disponível. Atua bem de -20 a 90ºC e resiste bem a água, calor e rasgos, além de apresentar boa estabilidade dimensional. Aceita muito bem a impressão térmica e é utilizado tanto em rotulagem quanto em etiquetagem de uso geral onde é necessário resistir a umidade e ambientes externos. O BOPP é oferecido em diversos acabamentos: branco fosco, branco brilhante, prata brilhante (metalizado) ou transparente.

BOPP  Térmico

O BOPP térmico tem as mesmas características do BOPP e tratamento especial do papel térmico. Utilizado com impressão térmico-direto (sem ribbon), onde o papel térmico não tem desempenho suficiente, principalmente em operações logísticas, produtos congelados e etiquetas de balcão para produtos úmidos ou resfriados.

Papel Sintético – PTPS

Existem dois tipos de papel sintético. Poliestireno (PSAI), muito utilizado por frigoríficos e açougues e polietileno de alta densidade (PEAD), que resiste a rasgos, abrasão e umidade, mais utilizado em tags.

Poliéster (PET)

O poliéster é um dos filmes com maior resistência mecânica e química. Tem boa performance em altas temperaturas e ótima estabilidade dimensional, o que o torna ideal para etiquetas permanentes e duráveis, para eletrônicos, maquinário pesado, etiquetas de patrimônio, etiquetas de alerta e para a indústria química. Também é o filme com maior transparência, utilizado em rótulos “invisíveis”. O Poliéster é oferecido em diversos acabamentos: branco fosco, branco brilhante, prata cromo fosco, prata brilhante, holográfico, aço escovado, transparente ou ouro.

Polietileno (PE)

O polietileno é um filme conformável, utilizado principalmente em rótulos de superfícies curvas ou acinturadas. É muito utilizado no setor de cosméticos e em tags sem adesivo.

Tyvek
O Tyvek é um não tecido extremamente durável e resistente a rasgos e rupturas. Também impede a proliferação de fungos e bactérias, por isso é utilizado em pulseiras de hospitais e eventos, além de rotulagem de produtos químicos e etiquetas para roupas, colchões e brinquedos.

Nylon Resinado (Tafetá)

Utilizado principalmente em etiquetas de roupas (etiquetas de composição). É lavável, resistente e pode ser impresso em ambos os lados com ribbon de resina têxtil.

Poliimida (Kapton)

O Kapton é o material mais indicado para etiquetas que precisam resistir a altas temperaturas. Resiste a até 300ºC e é utilizado em etiquetas para o setor automotivo e etiquetas para placas de circuito eletrônico (aplicadas antes da soldagem).

Vinil (PVC)

O PCV tem alta durabilidade e resistência a umidade. Recomendado para etiquetas que ficarão expostas ao clima, é muito utilizada em placas de sinalização, adesivação de fachadas e etiquetagem de tambores químicos.

Policarbonato
As etiquetas de policarbonato recebem a impressão pelo verso. Assim, são recomendadas para aplicações altamente sujeitas a desgaste, como botões e teclas de painéis.

Materiais especiais

Etiqueta de Segurança Void

Os materiais especiais são combinações de frontal (material) com o adesivo, garantindo suas propriedades.

Couchê Duplo Uso

São etiquetas com duas camadas de adesivo e liner, que podem ser utilizadas duas vezes. Geralmente utilizadas em logística (removidas do pacote de entrega e coladas na planilha de controle) e controle de processos.

Contracolado Couchê PP (Tag)

Utilizado sem adesivo, é um papel couchê que recebe uma fina camada de polipropileno que garante maior resistência a rasgos. Muito utilizado em etiquetas de roupas penduradas com fix-pin.

Etiqueta para Pneus

São etiquetas especialmente desenvolvidas para aderir a pneus, com adesivo de baixa coesão e uma camada “barreira” que impede que os componentes da borracha migrem para a etiqueta.

Etiqueta Void (Etiqueta de segurança)

A etiqueta Void é uma construção especial que, quando removida, não pode ser colada novamente. Ela se modifica, deixando aparecer as palavras “void” ou “open” ou uma textura xadrez.

Etiquetas Destrutíveis

São etiquetas de PVC destrutível, conhecidas como “casca de ovo” ou delamináveis (Foamtac). Elas se desfazem quando removidas, impedindo seu reaproveitamento. Muito utilizadas em lacres e etiquetas de garantia.

Saiba mais sobre os frontais, além de como combiná-los com os adesivos certos, em nossos guias:

No mercado existem etiquetas resistentes a altas temperaturas, utilizadas tanto na indústria automobilística e aeronáutica como em produtos elétricos e placas que passam por processos de soldagem após a adesivação.

Do mesmo modo, também há etiquetas resistentes ao congelamento, que não apenas se mantém fixadas mesmo em baixas temperaturas como também não são afetadas pelo condensamento de umidade e rótulos para bebidas que passam no difícil teste do “balde de gelo”.

Outra grande necessidade da indústria é a de etiquetas resistentes atrito e abrasão, que ocorrem no transporte e manuseio das peças. Também é possível criar etiquetas para a indústria química e automotiva que suportam óleos, graxas e produtos químicos.